segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DICA: Livros para ajudar as mães a tirar a chupeta dos filhos!!!


Que tal lermos algumas estórinhas ilustrativas para nossos filhotes nesse momento tão difícil para os pais e filhos. A hora de tirar a chupeta parece uma coisa do outro mundo, mas se ela for feita de forma gradativa, didática e carinhosa, um momento que aparentemente parece ruim, pode ser muito bacana.




Existem alguns livrinhos que ajudam e explicam de uma maneira prazerosa como se desfazer da chupeta. Leia para os filhos antes de dormir, a tarde, nos finais de semana e tenho certeza que eles vão se animar em largá-las.



Quem é essa jogando a chupeta fora? SOU EU!!! Com 3 anos e meio (um pouco tarde) na casa da vovó em Brasília. Lembro até hoje desse dia! Que pena que temos que crescer!!!!! :-)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Saliva e sua importância!!!


A saliva é muito importante para manter a boca limpa , neutralizando o meio bucal após as nossas refeições. Com a ajuda da lingua , a saliva ajuda a fazer uma autolimpeza natural, porém isso não significa que devemos parar de escovar os dentes. Ao contrário, a escovação junto com as pastas fluoretadas são fundamentais para um equilibrio de PH e prevenção de lesão cariogênica. 
Além disso, a saliva nos ajuda na mastigação e deglutição de alguns alimentos. 




A xerostomia é a baixa produção de saliva provocando secura na boca, lesões da doença cárie, mau hálito e dificildade ao falar e comer. A língua também pode apresentar papilas atrofiadas, fissuras, rachaduras e inflamação.

A xerostomia pode estar associada ao fator de stress, uso de algumas medicações e algum outro problema sistêmico. Procure um dentista se esse problema estiver acontecendo. 

Para prevenir é bom beber muita água, não use exaguatórios bucais especialmente os que tem álcool, masque chicletes e balas duras e evite cafés e chás.


Você já tomou suco de laranja após escovar os dentes e o suco ficou com um gosto horroroso??? Agora sabemos o porquê. O creme dental bloqueia alguns receptores do nosso paladar que identificam o sabor doce ficando apenas o gosto amargo. Gostei!!!! Vou tomar suco de laranja antes de escovar os dentes!!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Aparelhos ortodônticos fixos: para que serve e alimentos proibidos!!!


Que bom que existem os aparelhos ortodônticos fixos para arrumar aquilo que a natureza não fez, deixando o nosso sorriso mais bonito, saudável e funcional. 



A ilustração acima mostra o que cada peça do aparelho representa no tratamento ortodôntico. Cada uma delas tem uma função e  uma importância. As bandas seguram o aparelho, com o tubo colado, elas exercem uma função de movimentar dentes ou manter os dentes em posição. O braquete serve também para segurar o fio e eles possuem angulações que vão ajudar no alinhamento e nivelamento dos dentes. Os Fios ortodonticos são responsáveis também por essa movimentação dentária. 

Por isso, é muito importante evitar alguns alimentos mais duros e grudentos, pois estes podem danificar peças importantes do aparelho. Isso atrasa o tratamento e o resultado tão esperado pelo dentista e pelo paciente.  

Abaixo, seguem algumas sugestões de alimentos que podem ser evitados.



segunda-feira, 8 de setembro de 2014


Chegou o tão esperado momento: AS FÉRIAS!!!!!  Esse mês de setembro estarei um pouco ausente, porém toda segunda feira deixarei um post rápido sobre algumas curiosidades e informações referente a nossa saúde bucal. Espero que gostem e logo mais estarei de volta!!!!! 




Olha que bacana 10 curiosidades sobre os nossos dentes. A que eu mais achei interessante foi o fato número 7 em que as pessoas compram mais escovas azuis ao invés das vermelhas. Por que será? Que cor é a sua escova????????





segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Aftas! Quem nunca se incomodou com elas? O que fazer?

As úlceras aftosas, mais conhecidas como Aftas é uma ulceração dolorosa da mucosa que ocorre em crianças e em adultos. As aftas podem estar associadas a febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite e outras doenças sistêmicas ou a traumas com a escovação e aparelho ortodôntico.



A causa da afta é desconhecida, mas as condições locais e sistêmicas, juntamente com a predisposição genética, têm sido identificados como causas potenciais. As aftas também podem estar vinculadas a problemas no sistema imunológico (defesa) do organismo e podem ocorrer após uma lesão bucal devido a tratamentos odontológicos, escovação agressiva dos dentes ou mordida na língua e nas bochechas.

O estresse pode revelar-se um importante fator desencadeante. Estudos indicam que tanto os fatores inespecíficos como traumas e alergia alimentar, quanto fatores específicos como infecção bacteriana ou virótica podem desencadear um desequilibrio momentâneo de várias subpopulações celulares. Esse desequilíbrio alteraria, então, a regulação imune, resultando na destruição localizada do epitélio oral, deste modo ocorrendo a ulceração.



O tratamento

O tratamento atual está focado em promover a cicatrização da úlcera, redução da duração da afta e dor do paciente, dessa forma ele consegue se alimentar melhor, reduzindo a frequência de recorrência da doença.
Uma variedade de tratamentos tem sido recomendada, porém um tratamento completamente eficaz ainda não foi encontrado.
A principal linha de tratamento utiliza géis tópicos, cremes e pomadas como agentes anti-inflamatórios. Atualmente, um corticosteróide tópico pode ser aplicado na mucosa aderente, alguns deles são :
- fluocinonide a 0,5%
-triancinolona a 0,025% (omcilon em orabase ou Kenalog em orabase)
-clobetasol a 0,5%



Para os bebês e crianças o ideal é usar um produto natural por eles ingerirem. No mercado tem o Ad-muc, que é um extrato fluído de camomila. Ele é ótimo para as aftas e é fitoterápico


Os bochechos de clorexidina também promovem alívio nos sintomas da afta. Estudos mostram que ao bochechar 2x ao dia com enxaguatórios bucais, o tempo de  duração das aftas na boca são significantemente reduzidas (Exemplos: Listerine sem álcool, Plax, Periogard, etc...)



Como usar

O mais utilizado é o acetato de triancinolona e este pode ser aplicado às superfícies das lesões após as escovações e antes de dormir (dessa forma o gel agirá pela noite inteira). Os bochechos podem ser feitos após as escovações 2x ao dia, principalmente antes de dormir. É muito importante consultar sempre um dentista para ter maiores informações e orientações sobre as medicações e formas de uso. Se a afta persistir por mais de 2 semanas, procure o dentista para uma melhor avaliação.