segunda-feira, 27 de outubro de 2014

5 Benefícios do Aparelho Invisalign

Essa última semana aconteceu o Clube de Estudo Invisalign em São Paulo e foi bacana de ver como esse novo aparelho ortodontico vem crescendo a cada ano, pois existem muitos benefícios aos pacientes. Eu pude constatar isso após 10 meses usando o meu aparelho invisalign e hoje recomendo o tratamento com ele de olhos fechados.






Vejam os 5 grandes benefícios do INVISALIGN:

1- Saúde

Saúde sempre em primeiro lugar!!! Não adianta ser bonito, se não devolver a saúde bucal para o paciente. O invisalign consegue reunir essas duas qualidades (saúde e estética)

O aparelho promove um melhor posicionamento dentário. Portanto, se o dente está muito separado ou muito apinhado (junto), realizando o tratamento ortodôntico com o invisalign os dentes ficarão mais alinhados e isso facilitará a escovação e o uso do fio dental. Consequentemente, a gengiva estará mais saudável também.

Ao contrário dos aparelhos fixos convencionais, você pode escovar os dentes e usar o fio dental normalmente.





2- Fácil Higienização

O aparelho invisalign não tem nenhum metal ou fio para prender o alimento ou placa bacteriana. Como ele deve ser removido na hora das refeições, é possível escovar os dentes e passar fio dental tranquilamente. A sua higienização também pode ser feita com a própria escova de dente, creme dental e água.



3- Confortável

O invisalign é leve, confortável e de superfície lisa. Não machuca gengiva, bochechas e língua. Os alinhadores são trocados a cada 2 semanas e os dentes se movem pouco a pouco.



4- Estético

Esse aparelho não interfere no seu estilo de vida. As pessoas quase não percebem que você está usando um aparelho ortodôntico. Ele não atrapalha os eventos sociais como  academia, festas, casamentos e viagens.

Pode ser usado por gestantes, executivos e adolescentes





Fiz duas viagens usando o meu Invisalign e todas as fotos estou usando ele!!!! Conseguem ver???




5- Alta tecnologia

O invisalign são jogos de alinhadores sequenciais, feito sob medida para cada paciente e é através de uma alta tecnologia computadorizada que o invisalign reposiciona os dentes passo a passo para conseguir o sorriso que tanto deseja.


O meu sorriso antes de usar o invisalign


O meu sorriso depois do invisalign!!!!! Dentes melhores posicionados permitem melhor escovação. Meu sorriso ficou mais saudável e bonito!!! 


Com o invisalign só o seu sorriso aparece!!!!!!!!!!!!!!!







segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Medo Odontológico

Quem nunca teve medo de ir ao dentista? 

O que é o medo?






Medo é uma reação emocional normal a um ou mais estímulos ameaçadores específicos da situação odontológica.Porém esse sentimento de medo se confunde com ansiedade e ansiedade nada mais é do que um estado de apreensão que algo terrível vai acontecer em relação ao tratamento odontológico.

Nem todas as crianças que têm problemas de comportamento no consultório odontológico apresentam medo. O "problema de comportamento" é o que o dentista observa, o medo é o que a criança sente. Igualmente, nem todas as crianças com medo odontológico manifestarão problemas de comportamento na cadeira do dentista.  Ou seja, a criança com medo pode chorar, tentar impedir ou fugir do atendimento, ou pode cooperar sem manifestar qualquer reação externa.

A prevalência do medo também ocorre em diferentes idades. O medo aumenta significantemente dos 3 aos 6 anos de idade, provavelmente pela falta de maturidade cognitiva da criança em relação a situações potencialmente ameaçadoras. Esse medo vai reduzindo conforme a criança vai ficando mais velha.



O medo odontológico pode se desenvolver de 3 formas:

- CONDICIONAMENTO DIRETO - quando a criança vivencia uma experiência ruim

- CONDICIONAMENTO VICARIANTE - quando a criança observa algúem ou ouve algum relato aversivo

- AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO/INSTRUÇÃO - por meio de informações negativas que chegam através da mídia, familiares.

Como abordar o medo odontológico em Odontopediatria?

- estimular o acompanhamento periódico em consultas odontológicas educativas/preventivas precocemente

-identificar e conduzir pensamentos negativos da criança, através de explicações antecipadas (pegue-mostre-faça)

- fortalecer o vínculo com a família. A família tem um papel importante para melhoria do comportamento da criança

-condicionamento: buca reverter uma reação emocional negativa provocada durante o atendimento odontológico por meio de técnicas de reforço repetitivo positivo.




O medo odontológico acomete crianças e adultos e sua etiologia é multifatorial. O dentista tem um papel importante em prevenir o medo odontológico por meio de ações que visem o estabelecimento do vínculo com a criança e sua família, substituindo o sentimento de AMEAÇA pelo o sentimento da CONFIANÇA.

ENFRENTE O MEDO E PROCURE SEMPRE UM DENTISTA!!!!



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Qual o intervalo ideal para visitar o dentista??

O que são as consultas de rotina no consultório odontológico?



Nada mais é do que um regime de cuidados continuados para preservar a saúde bucal e realizar um planejamento futuro quanto a progressão de doenças bucais e seus efeitos precocemente. Isso é feito através de exames clínicos, acompanhamento dos estágios de desenvolvimento dentário, para garantir que supostas intervenções sejam realizadas no momento oportuno. Além disso, é realizado uma motivação e o reforço de orientações preventivas.
Para as crianças , essas consultas de rotina são muito importantes para ir progressivamente melhorando o manejo comportamental durante o tratamento odontológico.



De quanto em quanto tempo eu devo ir ao dentista?



As recomendações sobre o período ideal tem sido muito estudada entre vários países, especialmente porque, durante as últimas décadas, a prevalência da cárie dentária diminuiu drasticamente em muitos países desenvolvidos. Além disso, com o uso de pastas com flúor desde cedo, é mais improvável que a criança desenvolva a doença de cárie profunda no período de seis meses após o exame de reavaliação.

De qualquer forma, o período de exames odontológicos de 6 em 6 meses ainda tem sido defendido como o ideal. Pois, tem sido relatado que o atendimento odontológico regular está associado à melhoria da saúde bucal, pois os pacientes possuem menores taxas de perdas dentárias e são menos propensos a sofrer sintomas agudos ou requerer tratamentos de emergência.

Porém, a padronização de intervalos fixos de reavaliação é inadequada e deveria ser determinada especificamente para cada paciente, levando em conta o potencial de risco ao desenvolvimento de doenças bucais. O termo "fator de risco" implica na existência de fatores associados a um aumento da probabilidade do paciente desenvolver uma doença.

Dessa forma seria possivel prolongar os intervalos entre as reavaliações para os pacientes classificados como baixo risco e os intervalos menores seriam destinados aos pacietes com uma maior necessidade.

De acordo com a AAPD os intervalos devem ser feitos da seguinte forma:

- Pacientes de ALTO RISCO - Intervalos de 3 em 3 meses

-Pacientes de RISCO MODERADO - Intervalos de 6 em 6 meses

- Pacientes de RISCO BAIXO - Intervalos de 12 em 12 meses



O dentista vai fazer a avaliação do risco de cada paciente e sua saúde bucal  e baseada na experiência clínica determinar o intervalo mais adequado para cada indivíduo. O importante é não deixar de realizar as consultas periódicas, pois nessas consultas são feitas todas as medidas de prevenção para evitar as doenças bucais.





segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Benefícios dos Chicletes com XILITOL



Alguns chicletes e pastas de dentes são grandes auxiliares no combate da doença cárie por terem em sua composição um adoçante chamado XILITOL.

A diminuição do consumo de açúcar e a utilização de outros meios práticos de higiene no combate aos efeitos prejudiciais, são as tentativas prioritárias no controle da incidência de cáries. Uma maneira de levar  estas prioridades é a substituição do consumo de açúcar por outros que utilizem adoçantes seguros, ou seja, que não afetem a saúde dental. O XILITOL é particularmente recomendado para esta finalidade visto que , além de não ser fermentável, oferece benefícios à saúde dos dentes. 

O xilitol  é um adoçante com gosto semelhante ao açucar convencional com apenas 1/3 de calorias. Pode ser usado no dia a dia e seu uso é indicado para prevenção e recuperação de lesões de cáries. A ação anti -cáries  funciona quando ele é usado de 3 a 5 vezes ao dia, preferencialmente após as refeições. 

Ele é um adoçante natural, encontrado em plantas, frutas como uva e morango e em vegetais como alface, cebola e cenoura. É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). É produzido industrialmente a partir de fontes celulósicas como casca de árvores entre outros, obtendo-se como resultado um produto idêntico ao açúcar, porém, como é metabolizado independentemente da insulina, pode ser consumido sem restrições por diabéticos. Está disponível há mais de 20 anos no mercado da Europa e Escandinávia onde é empregado em uma variedade de produtos como alimentos, cosméticos e fármacos.













O XILITOL é o único entre os demais adoçantes substitutos do açucar que realmente inibe sozinho o crescimento de Streptococcus mutans (bactéria que causa a doença cárie). Além disso, o seu uso contínuo resultará em uma microflora oral menos agressiva.

Estudos mostram que existem muitos produtos com xilitol em diversas formas como: confeitos, chicletes, pastas de dente etc...





O XILITOL estimula a remineralização do esmalte dentário (manchas iniciais de cárie), estimula a produção de saliva por ter um sabor agradável, reduz a quantidade de placa bacteriana, tem ação semelhante ao flúor ajudando na higiene bucal diária.

Mais vantagens:

- baseado em evidências clínicas, é recomendável o uso do xilitol em pacientes de todas as idades

- o emprego do xilitol como substituto do açúcar, faz com que o sabor seja idêntico ao produto com açúcar, com a vantagem de conter 40% menos calorias

- é absolutamente adequado para consumo por pessoas diabéticas já que seu metabolismo é independente da insulina.

- o xilitol é muito benéfico para os indivíduos mais susceptíveis à formação de cáries.

- recomendado para crianças com dieta rica em açucar, pacientes com baixa produção de saliva, pessoas que desejam parar de fumar e que se vêm tentadas a consumir doces/balas e para quem está preocupado com o controle do peso

- se consumido mais que 25g/dia pode ter um efeito laxativo leve.















IMPORTANTE:

Existem benefícios sim em mascar chicletes sem açucar, porém eles podem quebrar restaurações e  se consumido em muita quantidade pode ter um efeito adverso como diarréia e inchaços. Conclusão, o xilitol é seguro consumir com moderação.