As úlceras aftosas, mais conhecidas como Aftas é uma ulceração dolorosa da mucosa que ocorre em crianças e em adultos. As aftas podem estar associadas a febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite e outras doenças sistêmicas ou a traumas com a escovação e aparelho ortodôntico.
A causa da afta é desconhecida, mas as condições locais e sistêmicas, juntamente com a predisposição genética, têm sido identificados como causas potenciais. As aftas também podem estar vinculadas a problemas no sistema imunológico (defesa) do organismo e podem ocorrer após uma lesão bucal devido a tratamentos odontológicos, escovação agressiva dos dentes ou mordida na língua e nas bochechas.
O estresse pode revelar-se um importante fator desencadeante. Estudos indicam que tanto os fatores inespecíficos como traumas e alergia alimentar, quanto fatores específicos como infecção bacteriana ou virótica podem desencadear um desequilibrio momentâneo de várias subpopulações celulares. Esse desequilíbrio alteraria, então, a regulação imune, resultando na destruição localizada do epitélio oral, deste modo ocorrendo a ulceração.
O tratamento
O tratamento atual está focado em promover a cicatrização da úlcera, redução da duração da afta e dor do paciente, dessa forma ele consegue se alimentar melhor, reduzindo a frequência de recorrência da doença.
Uma variedade de tratamentos tem sido recomendada, porém um tratamento completamente eficaz ainda não foi encontrado.
A principal linha de tratamento utiliza géis tópicos, cremes e pomadas como agentes anti-inflamatórios. Atualmente, um corticosteróide tópico pode ser aplicado na mucosa aderente, alguns deles são :
- fluocinonide a 0,5%
-triancinolona a 0,025% (omcilon em orabase ou Kenalog em orabase)
-clobetasol a 0,5%
Para os bebês e crianças o ideal é usar um produto natural por eles ingerirem. No mercado tem o
Ad-muc, que é um extrato fluído de camomila. Ele é ótimo para as aftas e é fitoterápico
Os bochechos de clorexidina também promovem alívio nos sintomas da afta. Estudos mostram que ao bochechar 2x ao dia com enxaguatórios bucais, o tempo de duração das aftas na boca são significantemente reduzidas (Exemplos: Listerine sem álcool, Plax, Periogard, etc...)
Como usar
O mais utilizado é o acetato de triancinolona e este pode ser aplicado às superfícies das lesões após as escovações e antes de dormir (dessa forma o gel agirá pela noite inteira). Os bochechos podem ser feitos após as escovações 2x ao dia, principalmente antes de dormir. É muito importante consultar sempre um dentista para ter maiores informações e orientações sobre as medicações e formas de uso. Se a afta persistir por mais de 2 semanas, procure o dentista para uma melhor avaliação.