Esta é uma pergunta que escuto frequentemente no meu consultório. Por ter tantas opções no mercado e tantas propagandas na televisão, as pessoas ficam na dúvida em qual creme dental irá trazer mais benefícios para sua saúde bucal.
Independente da marca, é importante a pasta de dente atender a necessidade de cada um, seja no gosto agradável ou no bolso.
Se houver alguma dúvida não hesite em perguntar ao dentista qual a pasta ele recomenda. Existem vários componentes na pasta de dente que precisamos ficar atentos, pois cada um exerce uma importante função:
O FLÚOR
Essa substância é fundamental para proteger os dentes, ele é o responsável pelo processo de remineralização dental. Quando nos alimentamos acontece a diminuição do PH salivar tornando o meio bucal mais ácido e pode ocorrer a desmineralização (perda de estruturas dentais), então o flúor entra para aumentar esse PH e remineralizar o dente.
A concentração desse flúor nos cremes dentais é de 1.450-1.500ppm em pastas para adultos e nas pastas infantis ele deve ter a concentração de 1.000-1.100ppm.
O TRICLOSAN
Alguns cremes dentais apresentam esse componente ou TRICLOSANO e ele é efetivo contra as bactérias por ser um agente anti bacteriostático. Ele age combatendo a inflamação das gengivas e é muito indicado quando há gengivite ou periodontite.
ARGININA, CARBONATO DE CÁLCIO
Algumas pastas de dente apresentam substâncias que combatem a sensibilidade dentária ao frio, calor, vento, alimentos doces, etc. Esses componentes atuam obliterando os canalículos dentários que recebem estímulos até as terminações nervosas do dente causando a dor. Com os canalículos vedados a sensibildade ameniza ou não ocorre mais.
PASTAS CLAREADORAS
Nada mais são do que cremes dentais com mais conteúdo abrasivo que removem as manchas extrínsicas da superfície do dente, como o café, chocolate, refrigerante, etc... Ela não modifica a cor propriamente dita, portante eles não clareiam o dente, eles só removem as manchas superficiais. O clareamento dentário eficiente deve ser acompanhado pelo dentista.
O creme dental sozinho não resolve a limpeza do dente. O movimento correto com a escova dental é que faz a efetiva remoção mecânica dos resíduos na boca.
A minha orientação clínica é a seguinte:
1- Escolha o creme dental que você goste do sabor. Experimente vários até achar o ideal.
2- Evite usar força na hora de escovar os dentes para não ter muita sensibilidade.
3- Existe milhares de cremes dentais infantis com personagens de desenho diferentes para motivar a escovação da criança, porém é importante estar atento a concentração ideal de flúor que é de 1.000 a 1.100 ppm de flúor.
4- em caso de sensibilidade nos dentes, use creme dental para dentes sensíveis. Porém, é importante consultar o dentista para avaliar qual a causa da sensibilidade.
5- pasta clareadora não funciona e não faz milagre!
Por favor, não substituam a pasta de dente pela cúrcuma (como foi falado nas redes sociais essa semana) !!!!!