segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Quando devo procurar a Ortodontia?

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que todas as crianças tenham uma consulta de avaliação ortodôntica antes dos 7 anos de idade, pois existem alguns problemas ortodônticos que podem ser corrigidos com muito mais facilidade o quanto antes.





Devo esperar todos os dentes permanentes irromperem na boca para procurar um Ortodontista?

Não! Existem algumas alterações dentárias como a mordida cruzada uni ou bilateral, mordida aberta anterior, atresia maxilar , entre outras que devem ser tratadas antes do crescimento  crânio facial completo. Depois que acaba o crescimento ósseo alguns tratamentos se tornam mais difíceis ou até limitados.




Diversos tratamentos ortodônticos são tratados com mais eficiência em torno do ínicio do surto de crescimento, que ocorre por volta dos 11 anos de idade das meninas e 13 anos nos meninos.
É super importante uma avaliação e acompanhamento com o dentista ( odontopediatra/ortodontista) para não perder o melhor momento de se iniciar o tratamento e também não começar antes do tempo.


Adultos podem usar aparelho ortodôntico?

Sim! Hoje em dia existe uma preocupação com a estética e o sorriso é o nosso cartão de visita. É uma das primeiras impressões que ficam! Além da estética, existe a parte funcional (mastigação, fala, respiração) e a parte da saúde bucal propriamente dita. Os dentes quando estão apinhados são mais difíceis de higienizar, passar fio dental. Os dentes quando estão alinhados permite uma melhor escovação, acumula menos tártaro e consequentemente a gengiva fica mais saudável também.



A Ortodontia revolucionou com os novos aparelhos estéticos que são transparentes, confortáveis e super eficientes. O aparelho invisalign é um exemplo de aparelho que corrige os dentes permitindo que o adulto ou adolescente tenha qualidade de vida. Ele pode ser usado no trabalho, academia, escola, viagens e só o sorriso aparece. Vale a pena!!!



Eu, por exemplo usei aparelho fixo metálico na minha pré adolescência, com 11 anos quando se iniciou o meu surto de crescimento e depois agora na fase adulta, usei o invisalign para corrigir alguns detalhes que me incomodavam.
Foram duas fases de vida distintas que fizeram toda a diferença para mim!