domingo, 15 de junho de 2014

6 regrinhas de como os pais podem ajudar seus filhos frente ao tratamento odontológico!


Os pais são os principais incentivadores para que seu filho enfrente e aceite da melhor maneira possível o tratamento odontológico. Por isso 6 regras básicas de como os pais podem se comportar diante ao tratamento odontológico:

1- Os pais devem reconhecer as características e limitações, relacionadas á idade de seu filho. A família é a maior influência para a criança.

2- Não transmitir medo e ansiedade por palavras ou ações devido sua própria experiência ou sentimento em relação ao tratamento odontológico. Frases como " Não vai doer!", "Não precisa chorar" , normalmente são improdutivas e interfere negativamente, porque a criança associa o tratamento a algo ruim.



3- Não relacionar o choro da criança a algo ruim. O choro é a primeira forma de comunicação da criança e serve como base de diagnóstico do comportamento (satisfação, raiva, tristeza e dor). O choro é uma reação esperada e por isso considerada normal.


4- Colaborar e participar adequadamente com o odontopediatra diante aos procedimentos executados. Os pais são orientados sobre prováveis comportamentos da criança e como devem agir. Siga as orientações do profissional, pois ele sabe o que pode acontecer e qual a melhor forma de conduzir.



5- Os pais podem falar frases de carinho e conforto no momento da consulta:
" A mamãe/papai está aqui e está tudo bem, o dentista está limpando seus dentinhos para ficarem lindos"
Porém o maior apoio à criança é dado pela sua presença e não pelas palavras.

6- Não criticar a criança por causa do choro ou comportamento, nem fazer ameaças ou falar para os outros. A criança se sente intimidada, envergonhada e acaba não colaborando com o tratamento.




  











Nenhum comentário:

Postar um comentário