segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ortodontia e Ortopedia: O que é? Para que serve?

O que é?

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por objetivo prevenir ou corrigir as posições dentárias incorretas. A Ortopedia Funcional dos Maxilares atua nas bases ósseas dentárias, maxila e mandíbula. Essas duas especialidades odontológicas estão intimamente ligadas, corrigindo as maloclusões.




Para que serve?

Ortopedia Funcional dos Maxilares

Na fase de dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes), é importante observar a posição dos primeiros molares permanentes, pois o contato do molar inferior com o superior influencia fortemente a posição dos outros dentes permanentes. Se a mandíbula e a maxila estiverem mal relacionadas entre si, isto é, estando uma das arcadas mais para frente ou para trás em relação à outra, esse fato poderá causar um posicionamento dentário no qual os dentes se relacionarão de forma incorreta. A Ortopedia Funcional dos Maxilares tem um papel fundamental para corrigir esse tipo de alteração. Esses aparelhos são removíveis, indicados para corrigir as desarmonias esqueléticas dos maxilares em crianças na fase de crescimento. Os aparelhos ortopédicos vão estimular a função e direcionar o crescimento ósseo na direção correta. A maioria dos aparelhos ortopédicos envolvem ambas as arcadas superior e inferior num único aparelho e existem inúmeros tipos, dada a variedade dos tipos de maloclusões.



Tratamento ortodôntico corretivo

Muitas vezes necessita dos dois tipos de aparelhos: dos fixos e dos removíveis. Para correção de posição dentária, os aparelhos removíveis têm o incoveniente de dependerem muito da colaboração do paciente e suas possibilidades de movimentação dentária são muito reduzidas em relação ao aparelho fixo. Nessa fase conseguimos resolver mordidas cruzadas posteriores e anteriores, mordidas abertas e profundas, etc...



Tratamento ortodôntico fixo

A montagem do aparelho fixo é realizada sobre os próprios dentes. Em cada um deles são colocados acessórios específicos, como os braquetes e as bandas metálicas. Os braquetes são pequenas peças coladas aos dentes, onde são encaixados os arcos metálicos do aparelho. As bandas são anéis metálicos cimentadas nos dentes posteriores, que suportam uma maior força mastigatória.



 Existem hoje no mercado muitos tipos de aparelhos com braquetes que podem ser metálicos, estéticos (porcelana, cerâmica ou resina) ou até mesmo removíveis como o aparelho Invisalign. O invisaling é o que tem de mais moderno, estético e confortável como alternativa ao tratamento ortodontico fixo.




É sempre importante lembrar que a higienização com esses tipos de aparelhos devem ser redobradas. O aparelho ortodôntico não é fator causador de cárie, mas é evidente que requer mais atenção com a escovação e o uso de fio dental, por causa do maior acúmulo de resíduos alimentares. Há maiores riscos de gengivite, sendo necessárioo um controle preventivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário