quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Como faço para clarear meus dentes?

Mais do que nunca as pessoas estão buscando opções de clareamento dentário para ter um sorriso mais branco, mais brilhante e melhorar a aparência geral. Você em conjunto com o seu dentista deve avaliar a aparência atual de seus dentes e, em seguida, escolher a opção certa para você.




Existem dois tipos de manchas nos dentes. As manchas internas que se encontram além da superfície do dente e podem ser causadas pela idade, flúor excessivo, mal formação e uso de certos medicamentos. E as manchas externas que encontram-se na superfície do dente causadas pelo fumo, tártaro, bebidas como chá, café, vinho tinto e alguns refrigerantes e  alimentos escuros.
Antes de escolher a forma de clarear os dentes, procure um dentista, pois o profissional fará as orientações para a escolha do melhor tratamento.

 As técnicas de clareamento realizadas ou supervisionadas pelos profissionais são as mais seguras. Dentre essas técnicas, pode-se citar o clareamento caseiro supervisionado, o clareamento de consultório e a associação de ambas as técnicas. 

A efetividade de uma técnica clareadora deve levar em consideração o perfil do paciente  que receberá o tratamento. A técnica clareadora caseira, por exemplo, é dependente de uma ativa e disciplinada participação do indivíduo. O longo período de tempo de uso dos agentes clareadores associado à sensibilidade dental  ou à presença de desconforto gengival, pelo contato com o agente clareador, pode levar à descontinuidade do tratamento dental caseiro supervisionado. Assim, pacientes que apresentam resistência ao uso de agentes caseiros ou que não possuem disciplina em sua utilização, são candidatos às técnicas de clareamento de consultório ou à associação deste com o clareamento caseiro.




As técnicas de clareamento realizadas em consultório utilizam peróxidos mais concentrados (20, 35 a 37%) e que podem ou não envolver a aplicação da luz, como fonte de energia, para a catalisação da reação química de oxidação. Esta reação é relacionada à quebra de macromoléculas em moléculas menores, e, portanto, capazes de refletir maior quantidade de luz, resultando em uma estrutura mais luminosa, ou seja, mais clara.

O ponto de vista em relação à estética varia de indivíduo para indivíduo. Alguns preferem um resultado de clareamento com um branco mais natural, outros preferem o mais branco possível. Mas o clareamento devolve ao dente a coloração original. Isso significa, que o resultado do clareamento vai variar de uma pessoa para a outra , assim como o bronzeamento ao sol. Pessoas que tem os dentes mais escuros não vão obter um resultado tão claro ao final do tratamento clareador. Portanto, o resultado do clareamento, por ser um procedimento estético pode variar dependendo da coloração original de cada dente.

E os cremes dentais clareadores? Funcionam??

As pastas de dentes que clareiam podem melhorar o aspecto dos seus dentes, mas não alcançarão o resultado de um tratamento realizado em consultório ou em casa com o auxílio de um profissional.

Os cremes dentais clareadores contêm substâncias abrasivas que ajudam  remover as manchas da superfície dos dentes, porém as partículas usadas nos cremes branqueadores é modificado para que limpem melhor. As pastas branqueadoras fazem apenas uma limpeza da superfície dos dentes, dando uma falsa impressão de dentes mais claros. No entanto, é preciso ter cuidado com esse tipo de pasta. Ela pode ser usada como um complemento às técnicas de clareamento para manter o resultado conquistado e devem ser usadas esporadicamente ( não usar todos os dias e nem em todas as escovações). por serem mais abrasivas podem prejudicar a estrutura do esmalde dentário. 




e as fitas clareadoras?

O uso das fitas clareadores (whitestrips) deve ter sempre uma orientação de um profissional. Estudos mostram que os pacientes apresentam mais sensibilidade ao produto. Além disso, as fitas vêm cheias do produto clareador e o produto acaba encostando na gengiva, mucosa e o paciente pode engolir, contribuindo para danos no DNA de células ao longo da vida podendo contribuir para o aparecimento do câncer  com o uso contínuo ou a longo prazo.




Por isso, usar sempre com uma orientação profissional!!!


Para manter o resultado do clareamento por mais tempo, é bom evitar alimentos com corante e frutas vermelhas durante o tratamento e nos três meses seguintes. Cigarros, café, vinho tinto e chocolates são grandes vilões para os dentes. Mesmo após os primeiros meses ainda é recomendado moderação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário