segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

10 alimentos que podem manchar os dentes!!!

A melhor maneira para não manchar os dentes é realizar a prevenção indo regularmente ao dentista ( mais ou menos de 6 em 6 meses) para realizar a remoção das manchas mais profundas e tártaro. Além disso realizar diariamente escovação dentária , no mínimo, 3 X ao dia e utilizar o fio dental, evitando assim o acúmulo do biofilme bacteriano ( placa bacteriana).



Evitar alguns alimentos que podem pigmentar os dentes, também é um excelente recurso para manter os dentes mais brancos. Os 10 alimentos que mais mancham os dentes são:


 1- Açaí: deve ser evitado por quem almeja dentes branquinhos. A cor forte e escura do açaí pode manchar os dentes, se seu consumo for em excesso.

2- Beterraba: a beterraba é muito pigmentada e pode manchar os dentes.
3- Blueberry (ou mirtilo): tem muito pigmento e até receitas de tortas e sucos preparados com mirtilo podem manchar os dentes.
4- Café: os dentes podem se tornar permeáveis a algumas substâncias, como alimentos pigmentados e corantes. O café pode manchar os dentes de acordo com a frequência de consumo.

5- Catchup: a coloração vermelha do catchup pode alterar a pigmentação dos dentes.
6- Chá: O consumo abusivo de chá pode manchar os dentes por conta de seu corante natural. Alguns dizem que até as versões claras podem alterar a pigmentação dos dentes.
7- Shoyu: o shoyu (molho de soja) é escuro e ácido, uma combinação perfeita para corroer e manchar os dentes.
8 - Vinho: O vinho, além de ter substâncias pigmentadas, tanino e cromogênio, é muito ácido, podendo contribuir para a desmineralização dos dentes. Por esse motivo, até o vinho branco mancha e deve ser tomado com moderação.

9- Suco de uva: O suco de uva segue o mesmo princípio do vinho. Dica: para manchar menos os dentes, aconselha-se tomar suco de uva (e outras bebidas que mancham os dentes) com canudo.
10 - Refrigerante: os refrigerantes são ácidos e cheios de açúcar. Dessa maneira, corroem os dentes e os deixam predispostos à cáries, além de manchá-los.


fonte: http://cadastrogrupoelosaude.com.br/site/10-alimentos-que-mancham-os-dentes/

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O que é gengivo estomatite herpética?

A gengivo estomatite herpética é causada pelo vírus herpes simples tipo 1 e merece especial atenção devido à característica aguda de sua manifestação e à possibilidade de contágio. Trata-se de um vírus dermotrópico, com afinidade pela pele, mucosa e sistema nervoso central.



O primeiro contato com o vírus ocorre, em geral, entre 2 e 6 anos de idade, com período de incubação de 1 semana. O quadro clínico é doloroso, a criança pode manifestar mal estar, febre, irritabilidade. Na mucosa oral, a lesão primária é caracterizada por vesículas contendo em seu interior líquido amarelo ou branco. Nessa fase, temos o alto risco de contágio, estando contra indicado qualquer atendimento odontológico. As vesículas mais tarde se rompem formando as úlceras dolorosas, semelhantes as da afta. Ao exame intrabucal, nota-se estomatite generalizada, ou seja, várias lesóes de úlcera abrangendo toda a mucosa, lábios e língua. Outras mucosas como a nasal e a conjuntiva também podem estar comprometidas.




A evolução para a cura ocorre entre 10 e 14 dias. Nesse período, o tratamento é apenas sintomático, com antitérmico (a partir de 38º de febre) e analgésicos que o odontopediatra irá prescrever. O odontopediatra também pode receitar pomadas à base de anestésico local para ser aplicada nas lesões antes das refeições, oferecendo algum alívio da dor durante o contato da mucosa com os alimentos.

É preciso atenção para a dieta, que deve evitar alimentos ácidos e condimentados. Deve-se ter cuidado também para que a criança não deixe de se alimentar e ingerir bastante líquido, prevenindo a desidratação.



Após a infecção primária, o vírus permanece inativo, alojado nos gânglios dos nervos sensoriais, podendo se manifestar, em cerca de 30% dos casos, como herpes labial recorrente.
A manifestação recorrente é desencadeada através do stress emocional, traumatismo local, exposição ao sol ou queda da resistência imunológica.

O melhor tratamento será indicado pelo odontopediatra através de medicamentos, aplicação terapêutica de laser de baixa potência que diminui a sintomatologia dolorosa e o ciclo das lesões.


O uso diário e prolongado de vitamina C por via oral na dosagem de 1g tem se mostrado um excelente auxiliar no tratamento das lesões bucais do herpes simples, aumentando os intervalos entre os ciclos e diminuindo a intensidade dos surtos.




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dicas para o Carnaval!!!!



Época de carnaval, muita festa e muito beijo na boca. Que o beijo é bom todo mundo sabe, mas poucos sabem que em apenas um beijo duas pessoas trocam em média 250 tipos diferentes de bactérias. Essas bactérias e vírus podem causar doenças que se desenvolvem pouco tempo após a transmissão como faringite, laringite, amigdalite, herpes labial, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningite, candidíase, gripe, tuberculose, sífilis, entre outras. 

O perigo começa quando, principalmente, as pessoas beijam muitas bocas e esses vírus e bactérias se alastram, dificultando o controle da infecção e esta se torna contínua e nociva.



Pessoas com feridas nos lábios, mau hálito, dentes mal cuidados e sangramento gengival devem evitar o beijo até que os tratamentos adequados sejam realizados. 
A saliva não transmite o vírus da AIDS, mas se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite ( sangramento gengival) ou qualquer ferimento na boca, o vírus HIV pode penetrar na corrente sanguínea e se durante o beijo houver troca de sangue, se estabelece o risco da transmissão.
Por isso, antes de curtir as delícias do beijo, o melhor é prevenir de qualquer doença bucal indo ao dentista e mantendo a boca saudável através de uma adequada higiene bucal. 

Lembre sempre de escovar os dentes e passar fio dental quando chegar das festas, antes de dormir. A escovação noturna é a mais importante , pois a noite há uma diminuição natural da produção da saliva e ela é fundamental para proteger  e manter a integridade dos dentes.

Lembre também de escovar os dentes da criançada, nos períodos de  festas a tendência é comer mais guloseimas e a escovação é fundamental. Os pais devem supervisionar a escovação dos filhos até os 8 anos.

UM ÓTIMO CARNAVAL PARA TODOS!!!!