quarta-feira, 13 de maio de 2015

Antisséptico Bucal é essencial????



Uma das perguntas que mais escuto no consultório é se o antisséptico bucal deve ser usado diariamente após as escovações. A resposta é : NÃO!!!!!

Infelizmente os fabricantes dos enxaguatórios bucais não poupam esforços para recomendar o uso diário dos seus produtos. Assistimos as propagandas da TV, em revistas, nos jornais, porém a maioria desses produtos  tem alta concentração de álcool e de outras substâncias perigosas para os dentes e para a saúde. 



Igual aos medicamentos, os antissépticos usado de forma errada também podem fazer mal. O enxaguatório para ser antisséptico precisa ter em sua composição o (GLUCONATO DE) CLOREXIDINA.  Ele usado de forma indiscriminada, acaba eliminando não só as bactérias bucais ruins que são oportunistas, como as boas que nos protegem. Nem toda bactéria precisa ser eliminada, algumas fazem parte da nossa flora natural e são importantes para o processo digestivo e para controlar a acidez da boca. 



Os antissépticos são indicados para casos específicos e devem ser usados sob orientação profissional. Eles funcionam muito bem  usados antes de uma cirurgia, pós cirurgia, quando há irritação ou inflamação gengival, doença periodontal, pois reduzem o risco de infecções. O tempo que ele será usado também deve ser orientado pelo dentista para cada caso e para cada indivíduo.

O enxaguatório bucal usado de forma indiscriminada pode deixar os dentes mais porosos, causando manchas amareladas nas superfícies. Há casos que as manchas surgem rapidamente, em apenas 10 dias. Além disso, o uso contínuo do antisséptico pode causar descamação da mucosa bucal, o que aumenta ainda mais a sensibilidade aos alimentos e alterações no paladar.

E os enxaguantes só com Flúor??

Esses são menos agressivos, não mancham tanto os dentes. É preciso ficar atento nos rótulos das embalagens para ver se o produto é fluoretado ou antisséptico. O produto não tem contra indicações , exceto para as crianças de baixa idade.
Eles não devem ser usados em crianças, pois há riscos da criança ingerir o produto. O produto no estômago pode causar irritações e diarréia, além da famosa fluorose (manchas brancas nos dentes)
Para pacientes que usam aparelho ortodôntico, o bochecho com flúor traz muitos benefícios como a prevenção e proteção contra as cáries, já que os aparelhos acumulam e aumentam o risco de bactérias nos dentes. Há no mercado enxaguatórios com agente evidenciador, ou seja, onde há sujeira ficará pigmentado após o bochecho. Isso facilita a higiene e motiva a melhor escovação. 

Além disso, os enxaguantes fluoretados ajudam a controlar a sensibilidade excessiva nos dentes. 
Quando devo usar?
O uso de enxaguatórios bucais deve ser sempre orientado pelo profissional. De preferência no máximo por 7 dias. Á noite a salivação diminui e o produto permanece por mais tempo nos dentes. 
O principal é lembrar de que a saúde começa pela boca e a melhor prevenção é a escovação  e o uso do fio dental. Estes sim são fundamentais para eliminar a placa bacteriana e deixar um hálito gostoso. Além disso, viste sempre o dentista de 6 em 6 meses.





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário