segunda-feira, 23 de junho de 2014

Que escova de dente e que pasta de dente melhor usar no meu filho?

Muitos pais se questionam qual pasta de dente usar ou qual escova dental é a melhor para o seu filho. Entretanto, para conseguirmos que os pais e responsáveis aprendam a manter uma boa higiene oral nas crianças , o odontopediatra deve despertar o interesse, criar a vontade de aprender e desencadear ações para conseguir a melhor saúde bucal possível.

Para cada faixa etária da criança existe uma necessidade específica:



1ª fase- 0 a 6 meses

Nesse período a criança ainda não tem dentinhos, então com uma dedeira ou uma fraldinha umidecida em água faz-se a limpeza da gengiva. É muito importante controlar a alimentação ( evitar adoçar o leite, doces, etc...)











Por volta dos 6 meses começa a nascer os primeiros dentinhos e pode começar a introdução da escova de dente com dentifricio sem flúor para a criança começar a se adaptar com esse novo hábito.
A escova de dente que recomendo é a da MAM ou a da curaprox infantil chamada Curakid. São macias e os bebês se adaptam rápido. Instalar o hábito da escovação desde cedo é a chave do sucesso a longo prazo.














2ª fase- 6 a 12 meses

Inicia-se a escovação com pasta de dente com flúor (1.100ppm) alternando com a pasta de dente sem flúor. Com 1 ano de idade pode-se usar a pasta com flúor 1 x ao dia e a pasta sem flúor 2 x ao dia. A pasta recomendada  com a concentração de flúor ideal é a da COLGATE DO HOMEM ARANHA/BARBIE ou a TANDY. A pasta sem flúor tem de várias marcas: Malvatrikids, Weleda, Bitufo etc...

LEMBRANDO: a pasta de dente fluoretada deve ser usada em pouquíssima quantidade (uma lambuzada)













Pastas sem flúor















Pastas com flúor (1.100ppm)




3ª fase – 12-a 24 meses

Por volta de 2 anos de idade começa a erupcionar os dentes do fundo, os molares, e devido a limitação de coordenação motora os pais devem sempre auxiliar na escovação.
Nesta fase começa a usar a pasta com flúor 2 x ao dia e a pasta sem flúor 1 x ao dia.




4ª fase – 24 a 36 meses

As crianças começam a aprender a cuspir. Coloque um banquinho perto da pia para que a criança alcance a torneira, pode também usar um copo com àgua para que ela aprenda a fazer bochecho.
Quando a criança aprender a cuspir pode usar a pasta com flúor em todas as escovações.
A escova de dente ideal é aquela que seja de acordo com a idade da criança e que tenha um tamanho favorável ao tamanho da boca. As marcas bacanas de escova de dente infantil são da colgate, oral B, MAM, curakid.













5ª fase – maior de 6 anos

Por volta dos 6 anos de idade a criança vai melhorando seu desenvolvimento motor. Mas é uma fase dificil de se obter uma boa escovação pela rebeldia e imaturidade. Essa fase é a mais importante , pois coincide com a erupção dos dentes permanentes. Pasta com flúor (1.100ppm ) em todas as escovações e os pais devem sempre fazer a supervisão para ver se os dentes ficaram bem escovados.


Com 13 anos de idade a criança atinge sua maturidade para conscientização sobre a necessidade de escovação e desenvolvimento psicomotor para executar o movimento correto. Essa fase prolonga-se pela vida toda, por isso a importância de se estabelecer o hábito da higiene bucal desde cedo.



domingo, 15 de junho de 2014

6 regrinhas de como os pais podem ajudar seus filhos frente ao tratamento odontológico!


Os pais são os principais incentivadores para que seu filho enfrente e aceite da melhor maneira possível o tratamento odontológico. Por isso 6 regras básicas de como os pais podem se comportar diante ao tratamento odontológico:

1- Os pais devem reconhecer as características e limitações, relacionadas á idade de seu filho. A família é a maior influência para a criança.

2- Não transmitir medo e ansiedade por palavras ou ações devido sua própria experiência ou sentimento em relação ao tratamento odontológico. Frases como " Não vai doer!", "Não precisa chorar" , normalmente são improdutivas e interfere negativamente, porque a criança associa o tratamento a algo ruim.



3- Não relacionar o choro da criança a algo ruim. O choro é a primeira forma de comunicação da criança e serve como base de diagnóstico do comportamento (satisfação, raiva, tristeza e dor). O choro é uma reação esperada e por isso considerada normal.


4- Colaborar e participar adequadamente com o odontopediatra diante aos procedimentos executados. Os pais são orientados sobre prováveis comportamentos da criança e como devem agir. Siga as orientações do profissional, pois ele sabe o que pode acontecer e qual a melhor forma de conduzir.



5- Os pais podem falar frases de carinho e conforto no momento da consulta:
" A mamãe/papai está aqui e está tudo bem, o dentista está limpando seus dentinhos para ficarem lindos"
Porém o maior apoio à criança é dado pela sua presença e não pelas palavras.

6- Não criticar a criança por causa do choro ou comportamento, nem fazer ameaças ou falar para os outros. A criança se sente intimidada, envergonhada e acaba não colaborando com o tratamento.




  











quarta-feira, 11 de junho de 2014

VAI BRASILLLL!!!!!!!





Nós aqui do consultório estamos torcendo e vibrando pela nossa seleção brasileira!!!! 



Vamos comemorar o dia dos namorados torcendo para o nosso Brasil na copa!!!!!



segunda-feira, 9 de junho de 2014

INVISALIGN

O que é? 





O invisalign é um aparelho moderno e praticamente invisível que visa reposicionar seus dentes para conseguir o sorriso que deseja. 
Além disso ele pode melhorar a saúde bucal, arrumando os dentes apinhados ou separados que podem causar sangramento gengival e problema periodontal. Os dentes corretamente alinhados facilitam para escovar os dentes e passar o fio dental. Também melhora a mordida e problemas de oclusão que podem afetar a mastigação.



Ao contrário do tratamento ortodôntico convencional com bráquetes, ele é mais higiênico, confortável, removível e super estético.


Como é feito?

- Um ortodontista planeja o caso clínico e realiza uma moldagem especial


- essa moldagem é scaneada para um computador para simular o tratamento virtual chamado de CLINCHECK



- Através do computador o ortodontista modifica, revê e aprova o planejamento do tratamento antes de produzir os alinhadores
- Os alinhadores individualizados são feitos sob medida e confeccionados para serem enviados para o ortodontista.
- Cada alinhador é usado a cada 2 semanas e o ortodontista fará um acompanhamento do progresso do tratamento até obter um sorriso lindo.

VANTAGENS

- Retira os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar o fio dental
-Não tem fios e metais que irritam a boca. Super confortável!!!
- O invisalign não interfere no seu estilo de vida
- A maioria das pessoas nem vai notar que você está em tratamento, Super estético!!! 


DESVANTAGEM

Colaboração!!! Ela é fundamental para o sucesso do tratamento!


É uma alternativa transparente de tratamento ortodôntico. Eu recomendo e uso!!!!!
Qualquer dúvida : tel: 11-5096-3182 ou
email: dralucianawestin@gmail.com