segunda-feira, 23 de junho de 2014

Que escova de dente e que pasta de dente melhor usar no meu filho?

Muitos pais se questionam qual pasta de dente usar ou qual escova dental é a melhor para o seu filho. Entretanto, para conseguirmos que os pais e responsáveis aprendam a manter uma boa higiene oral nas crianças , o odontopediatra deve despertar o interesse, criar a vontade de aprender e desencadear ações para conseguir a melhor saúde bucal possível.

Para cada faixa etária da criança existe uma necessidade específica:



1ª fase- 0 a 6 meses

Nesse período a criança ainda não tem dentinhos, então com uma dedeira ou uma fraldinha umidecida em água faz-se a limpeza da gengiva. É muito importante controlar a alimentação ( evitar adoçar o leite, doces, etc...)











Por volta dos 6 meses começa a nascer os primeiros dentinhos e pode começar a introdução da escova de dente com dentifricio sem flúor para a criança começar a se adaptar com esse novo hábito.
A escova de dente que recomendo é a da MAM ou a da curaprox infantil chamada Curakid. São macias e os bebês se adaptam rápido. Instalar o hábito da escovação desde cedo é a chave do sucesso a longo prazo.














2ª fase- 6 a 12 meses

Inicia-se a escovação com pasta de dente com flúor (1.100ppm) alternando com a pasta de dente sem flúor. Com 1 ano de idade pode-se usar a pasta com flúor 1 x ao dia e a pasta sem flúor 2 x ao dia. A pasta recomendada  com a concentração de flúor ideal é a da COLGATE DO HOMEM ARANHA/BARBIE ou a TANDY. A pasta sem flúor tem de várias marcas: Malvatrikids, Weleda, Bitufo etc...

LEMBRANDO: a pasta de dente fluoretada deve ser usada em pouquíssima quantidade (uma lambuzada)













Pastas sem flúor















Pastas com flúor (1.100ppm)




3ª fase – 12-a 24 meses

Por volta de 2 anos de idade começa a erupcionar os dentes do fundo, os molares, e devido a limitação de coordenação motora os pais devem sempre auxiliar na escovação.
Nesta fase começa a usar a pasta com flúor 2 x ao dia e a pasta sem flúor 1 x ao dia.




4ª fase – 24 a 36 meses

As crianças começam a aprender a cuspir. Coloque um banquinho perto da pia para que a criança alcance a torneira, pode também usar um copo com àgua para que ela aprenda a fazer bochecho.
Quando a criança aprender a cuspir pode usar a pasta com flúor em todas as escovações.
A escova de dente ideal é aquela que seja de acordo com a idade da criança e que tenha um tamanho favorável ao tamanho da boca. As marcas bacanas de escova de dente infantil são da colgate, oral B, MAM, curakid.













5ª fase – maior de 6 anos

Por volta dos 6 anos de idade a criança vai melhorando seu desenvolvimento motor. Mas é uma fase dificil de se obter uma boa escovação pela rebeldia e imaturidade. Essa fase é a mais importante , pois coincide com a erupção dos dentes permanentes. Pasta com flúor (1.100ppm ) em todas as escovações e os pais devem sempre fazer a supervisão para ver se os dentes ficaram bem escovados.


Com 13 anos de idade a criança atinge sua maturidade para conscientização sobre a necessidade de escovação e desenvolvimento psicomotor para executar o movimento correto. Essa fase prolonga-se pela vida toda, por isso a importância de se estabelecer o hábito da higiene bucal desde cedo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário