A indicação dos selantes nos dentes segue critérios relativos ao dente e ao indivíduo, portanto requer uma avaliação rigorosa da atividade de cárie do paciente, da morfologia da superfície dental e ainda o momento oportuno que deve ser realizado.
Selante é para quem precisa!!! Crianças que escovam mal, tem hábitos alimentares ruins, comem o dia inteiro e consomem muito açucar em sua dieta. São pessoas que podem apresentar um alto índice de cárie e para isso o selante pode ser uma altenativa preventiva.
A criança que nunca teve cárie, apresenta uma higiene bucal adequada, tem uma dieta balanceada, consome açucar junto com as refeições, é uma criança com risco baixo de cárie, sendo assim não precisa fazer selante.
Os selantes são indicados para pacientes com atividade de cárie que apresentam dentes com fissuras profundas e estreitas, principalmente em dentes erupcionados há menos de 2 anos. Esse período compreende maior risco desde a erupção do dente até a oclusão funcional, acumulando mais biofilme na superfície dental.
Hoje o selante pode ser utilizado de 2 formas : resinosa ou ionomérica. Pesquisas recentes evidenciaram o êxito desses dois materiais na oclusal dos primeiros molares permanentes em período eruptivo. Os cimentos de ionômero de vidro estão cada dia sendo mais utilizados por apresentarem uma grande efetividade na prevenção das lesões de cárie
O uso dos selantes oclusais exige um acompanhamento pelo dentista periódico com o propósito de avaliar sua integridade ao longo do tempo. Além disso, o dentista é o melhor profissional para indicar ou não a aplicação de selante em cada indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário