quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Como manter sua Escova de Dente Limpa



Há bactérias por todos os lugares e sem elas, não poderíamos viver. Porém, certas bactérias realmente transmitem doenças. Dessa forma é bom tomar cuidado e ficar atento. Um dos lugares que elas adoram habitar é a escova de dente.
Não é porque a escova está frequentemente em contato com a água que ela está limpa. Podemos encontrar muitas coisas na escova como vírus, restos de comida, sangue, células mortas e coliformes fecais. ECA!



Para diminuir esse coquetel de sujeira, seguem algumas dicas:

1- Quanto mais simples a escova mais ela é eficiente

Existem tantas opções de escovas de dente no mercado que fica difícil saber qual é a melhor, mas a ideal é que tenha cerdas claras, na mesma altura de preferência, sem muita frescura. Escolha uma escova com a cabeça pequena, cabo reto para realizar uma boa escovação nos dentes.



2- Lave a escova antes e depois de escovar os dentes

É bom sempre passar uma aguinha na escova antes de escovar os dentes, assim já elimina uma boa parte das bactérias. Lavar as mãos também ajuda a diminuir os microorganismos. Depois de escovar, passe a escova na água novamente para eliminar o resto de comida que pode ter ficado preso nas cerdas. Usar enxaguatório bucal também é uma boa opção para limpar a escova.




3- Deixe a escova longe do vaso sanitário

Toda vez que se dá descarga com a tampa do vaso sanitário aberto, os coliformes fecais e bactérias espirram por todos os lados. Por isso é importante manter a escova de dente longe da privada. Uma outra opção é dar a descarga lembrando de fechar a tampa do vaso sanitário. Antigamente, as escovas de dente eram guardadas dentro de um armário com espelho e ficavam mais protegidas, hoje esses armários não são tao comuns.


4- Use protetor de cerdas para guardar a escova

Existem umas caixinhas que protegem as cerdas da escova. O problema delas é que elas deixam as cerdas abafadas e elas precisam arejar. Portante, se escolher esses protetores de cerdas, procure comprar sempre as que tem uns furinhos para o ar passar. Elas são boas principalmente para quem viaja. Ambiente úmido e escuro é tudo que as bactérias e fungos adoram. ECA!




5- Mantenha uma escova longe da outra

Se em uma escova de dente já tem muitas bactérias, imagine em 2, 3 juntas... Procure não deixar as cerdas de 2 escovas ou mais muito perto uma da outra. Deixe as escovas separadas na pia.



6- Não compartilhe sua escova de dente com ninguém

A escova de dente é de uso indivídual e intransferível!!!! Não compartilhe escova de dente com filhos, namorado, marido, etc.



7- Troque sua escova de dente regularmente

Muito se fala em trocar a escova de dente a cada 3 meses. Não existe uma regra sobre isso, pois é muito indivídual. Terão pessoas que precisam trocar a cada 3 meses, 3 semanas ou até 3 dias. O ideal é trocar quando as cerdas da escova já estão tortas e amassadas e depois de uma gripe ou resfriado.






Vamos cuidar das nossas escovas de dente e caprichar na escovação!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário