segunda-feira, 28 de abril de 2014


Essa semana estive presente na palestra da minha querida faculdade, UNIP sobre a importância dos procedimentos ortopédicos no padrão respiratório. Fiquei impressionada em saber que 33% da população de São Paulo tem apnéia do sono e não sabem. O mais interessante é que um dos tratamentos para se evitar ou melhorar esse quadro quem faz é o dentista através da ortopedia facial.


A apnéia acontece durante o sono e são eventos que obstruem a via aérea causando o ronco, o despertar devido ao esforço respiratório e o famoso "sono picado". A pessoa por acordar várias vezes a noite vive cansada, com olheiras, tem mais apetite durante o dia e perda de memória.


Um dos tratamentos para a apnéia leve é o uso de aparelhos ortopédicos. Estes vão melhorar a relação entre as bases ósseas (maxila e mandibula) diminuindo a necessidade do aparelho fixo no futuro, extrações dentárias e cirurgia ortognática. Qual o melhor momento do tratamento? Assim que o problema é descoberto! Na infância os ossos ainda são maleáveis e o sucesso é muito maior.


Podemos comparar a boca como um sapato apertado. A boca apertada não permite que o ar passe com facilidade. Através do aparelho ortopédico, ampliamos essa estrutura permitindo o ar passar melhor e diminuimos o risco da apnéia na fase adulta.



Tenho sede de aprender, por isso estou sempre buscando cursos, congressos , palestras para estar o mais atualizada possível. Próximo evento: Congresso latino - americano de Odontopediatria!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário