sábado, 31 de maio de 2014

Essa semana dois videos me chamaram bastante atenção! 

O primeiro vídeo que vi circulando nas redes sociais era sobre uma reportagem no SPTV falando dos aparelhos de enfeites, jovens usando sem a menor noção dos problemas que isso pode causar em  seus dentes, gengiva e parte óssea. Mas o pior são alguns dentistas estimulando e vendendo esse tipo de tratamento. Um absurdo! Mesmo depois de tanto ser falado em outras reportagens, continuamos vendo clínicas estimulando esse comércio, camelôs vendendo as famosas "borrachinhas coloridas" no meio da rua e os jovens achando bonito usar o  tal "aparelho de enfeite" ( se é que isso pode ser chamado de aparelho).








Depois fui dar uma olhada no YouTube e vi muitos vídeos ensinando leigos a trocarem os elastics, até colocando 3 elastics de uma só vez. A força que isso exerce no dente é muito prejudicial causando perda óssea e mobilidade dental!!! Então, achei  esse vídeo mostrando um aparelho móvel fingindo ser fixo! Achei criativo e engraçado...melhor dizendo: 
" Tem que rir para nao chorar".





Para a minha felicidade, logo depois surgiu o segundo vídeo que vi na mesma rede social mostrando que ainda existem profissionais sérios, competentes e prezando pela saúde de seus pacientes. Profissionais que estão sempre se atualizando, indo a congressos, fóruns e jornadas, buscando novidades que visam o conforto, a tecnologia e  a estética para o paciente. 
Estética com embasamento científico, com critério e com responsabilidade.

Fico feliz de ter feito parte desse fórum do invisalign e hoje poder fornecer aos meus pacientes um tratamento ortodôntico que devolva a saúde, o bem estar e o sorriso correto.




segunda-feira, 26 de maio de 2014


É muito frequente as mães me perguntarem : " Como faço para escovar os dentes do meu filho? Ele não deixa eu escovar, fecha a boca e chora na hora da escovação!"

Algumas dicas podem ajudar nesse momento tão importante no dia a dia da criança:

1- Os pais precisam saber a importância da instituição precoce do hábito de higiene bucal no dia a dia dos seus filhos. Quanto antes, mais fácil eles vão assimilar a escovação.

2- Levar seus filhos em um odontopediatra para que ele oriente a melhor forma da prática de higiene
(escovas, pastas de dente, higiene da gengiva e tirar dúvidas).

3- A rejeição na hora da escovação, normalmente acontece devido a falta de hábito, que é quase sempre marcada por choros e reclamações, levando os pais ao  adiamento ou abandono dessa prática.

4- Dedique tempo ao seu filho nesse momento. Primeiro a criança escova e depois os pais escovam (ou vice e versa). Faça disso uma brincadeira.

5- O ambiente tem que ser adequado: coloque um banquinho firme perto da pia, uma escova com o personagem que a criança goste, um copinho com água para ela aprender a bochechar.








 6- Os pais são os maiores exemplos. Portanto, escove os dentes na frente dos filhos. A criança vai imitar e esse hábito será instalado precocemente

7- Nunca ameace ou crie medo. Muitos pais usam o dentista como o grande vilão, dizendo que o dentista vai dar injeção. Ao contrário, o dentista vai ajudar a deixar o sorriso mais saudável.

8- Fazer da rotina algo diferente: comprar um livrinho sobre como escovar os dentinhos, comprar uma escova nova, colocar música, usar os desenhos infantis ao nosso favor ( um exemplo é o desenho da Peppa no dentista)

9- Os pais precisam ser firmes nessa hora e explicar carinhosamente para a criança que ela precisa escovar os dentes para que eles fiquem mais brancos, sem cáries e com cheirinho bom.



10- Por fim, família que escova os dentes unida permanece unida! 

     
  O meu filho mais novo  (1 ano e 1 mês ) não colabora tanto quanto o meu filho mais velho ajudava na hora da escovação nessa fase.  Percebi que a escova que eu estava usando, apesar de ser para a idade dele, apresentava as cerdas um pouco mais dura. Mudei para a escova Cura Kids, que tem as cerdas bem macias e a colaboração  melhorou muito. 





Em crianças de até 6 meses recomendo a escova da Mam!









segunda-feira, 19 de maio de 2014


Pré Natal Odontológico deve ser sempre realizado, seja para prevenção como para tratamento.Existem algumas queixas odontológicas comuns durante a gestação como :

- alterações de apetite : é preciso ter uma orientação de uma dieta balanceada.

-gengivite : acompanhada por periodontite, pode ser um fator de risco para o trabalho de parto prematuro e pré eclampsia. Asaúde bucal na gestante afeta diretamente e positivamente no recém nascido.

-Refluxo gastroesofágico: importante a gestante se alimentar em intervalos menores e em pouca quantidade. Sentar-se ou deitar-se logo após as refeições pode agravar o quadro.

- Náuseas e vômitos: é importante se alimentar bem a noite e ter uma alimentação equilibrada para evitar os famosos enjoos.



A maioria dos procedimentos odontológicos podem ser realizados na gestante desde que haja motivos. As doenças precisam ser tratadas e a prevenção sempre deve ser realizada. Gengiva saudável e uma boa higiene favorecem positivamente o desenvolvimento do bebê.




A doença periodontal é uma das doenças mais prevalentes durante a gestação e ela é caracterizada por inflamação e sangramento gengival. A Periodontite está altamente relacionada com o parto prematuro, recém nascido de baixo peso e a pré eclampsia.



Por isso mamães, todas as gestantes devem dar uma atenção especial para a saúde bucal, com cuidados de higiene, pesquisando sangramento gengival, dor e mobilidade dentária. A avaliação odontológica periódica promove uma saúde bucal não só para a mamãe , mas para o bebê também. 





segunda-feira, 12 de maio de 2014

 

Essa semana terminei a primeira parte do meu tratamento ortodôntico com o aparelho Invisalign ( são alinhadores transparentes com a mesma função do aparelho fixo, porém com muito mais conforto, estética e tecnologia). Fiquei tão feliz com o resultado do meu tratamento que resolvi dividir aqui no blog. Aproveitei e fiz uma reflexão sobre o que é caro. Ter saúde é o que mais importa e quanto vale o meu sorriso? Não tem preço!!!! Não é só estética, agora consigo passar o fio dental melhor, minha gengiva está mais saudável e vou sorrir muito por ai!!!!!


      


Estes eram os meus dentes ANTES de começar o tratamento com o aparelho Invisalign.


Este foi o resultado DEPOIS ,quase no final do tratamento.  Gostaria de aproveitar e agradecer especialmente minha amiga, professora e colega Dra. Ivana Amaral que me ajudou a devolver a estética, função e saúde bucal



Quem quiser conhecer mais sobre esse tratamento ortodôntico pode me mandar email no dralucianawestin@gmail.com ou escrever algo aqui no blog. Recomendo de olhos fechados!!!!

segunda-feira, 5 de maio de 2014


Sabemos hoje sobre a importância da pasta de dente com flúor desde cedo na infância. O flúor bem usado protege contra a doença cárie e diminui o risco da fluorose (mancha branca nos dentes). Para que isso aconteça , é importante colocar pouca quantidade de pasta e ir ao odontopediatra para ter maiores orientações.


No meu consultório oriento o uso da pasta fluoretada da seguinte forma:
1-  criança com 8 dentes de leite na boca: escovação no mínimo 3 x ao dia ,sendo 1 x ao dia o uso da pasta com flúor, nas demais vezes use pasta sem flúor.
2- crianças com dentição completa de leite ( mais ou menos 2,5-3 anos) e que nao sabem cuspir : 2 x ao dia usar a pasta com flúor e 1 x pasta sem flúor.
3- acima de 3,5 -4 anos a criança já sabe cuspir e pode usar a pasta com flúor em todas as escovações. 
 É importante lembrar que a pouca quantidade de pasta na escova é fundamental para evitar a fluorose


No mercado existem algumas pastas de dente com a quantidade de flúor ideal para a proteção da cárie: alguns exemplos são a Tandy e a colgate da barbie ou do homem aranha que possuem 1.100 ppm de flúor. Portanto, sinal verde para essas pastas
As pastas de adulto com mais de 1,500ppm de flúor não são indicadas para crianças ( sinal amarelo para elas)
e as pastas sem flúor não protegem contra a cárie, elas apenas condicionam a criança a aprender a escovar. São boas no inicio dessa atividade e para alternar com as pastas fluoretadas.


Boa semana e vamos caprichar na escovação!!!!!