segunda-feira, 26 de maio de 2014


É muito frequente as mães me perguntarem : " Como faço para escovar os dentes do meu filho? Ele não deixa eu escovar, fecha a boca e chora na hora da escovação!"

Algumas dicas podem ajudar nesse momento tão importante no dia a dia da criança:

1- Os pais precisam saber a importância da instituição precoce do hábito de higiene bucal no dia a dia dos seus filhos. Quanto antes, mais fácil eles vão assimilar a escovação.

2- Levar seus filhos em um odontopediatra para que ele oriente a melhor forma da prática de higiene
(escovas, pastas de dente, higiene da gengiva e tirar dúvidas).

3- A rejeição na hora da escovação, normalmente acontece devido a falta de hábito, que é quase sempre marcada por choros e reclamações, levando os pais ao  adiamento ou abandono dessa prática.

4- Dedique tempo ao seu filho nesse momento. Primeiro a criança escova e depois os pais escovam (ou vice e versa). Faça disso uma brincadeira.

5- O ambiente tem que ser adequado: coloque um banquinho firme perto da pia, uma escova com o personagem que a criança goste, um copinho com água para ela aprender a bochechar.








 6- Os pais são os maiores exemplos. Portanto, escove os dentes na frente dos filhos. A criança vai imitar e esse hábito será instalado precocemente

7- Nunca ameace ou crie medo. Muitos pais usam o dentista como o grande vilão, dizendo que o dentista vai dar injeção. Ao contrário, o dentista vai ajudar a deixar o sorriso mais saudável.

8- Fazer da rotina algo diferente: comprar um livrinho sobre como escovar os dentinhos, comprar uma escova nova, colocar música, usar os desenhos infantis ao nosso favor ( um exemplo é o desenho da Peppa no dentista)

9- Os pais precisam ser firmes nessa hora e explicar carinhosamente para a criança que ela precisa escovar os dentes para que eles fiquem mais brancos, sem cáries e com cheirinho bom.



10- Por fim, família que escova os dentes unida permanece unida! 

     
  O meu filho mais novo  (1 ano e 1 mês ) não colabora tanto quanto o meu filho mais velho ajudava na hora da escovação nessa fase.  Percebi que a escova que eu estava usando, apesar de ser para a idade dele, apresentava as cerdas um pouco mais dura. Mudei para a escova Cura Kids, que tem as cerdas bem macias e a colaboração  melhorou muito. 





Em crianças de até 6 meses recomendo a escova da Mam!









Nenhum comentário:

Postar um comentário