segunda-feira, 28 de julho de 2014

O desenvolvimento da dentição decídua

Muitas mães ficam preocupadas achando que os dentinhos dos filhos estão demorando a nascer. Existe uma cronologia de erupção dentária e esta pode estar dentro da normalidade, um pouco atrasada ou um pouco adiantada. Geralmente, os dentes inferiores irrompem na cavidade antes dos dentes superiores.

Vamos entender como funciona esse processo:



Nos primeiros 6 a 8 meses de vida pós natal, os maxilares crescem extensivamente, ocorre um desenvolvimento significante mandibular. Nessa fase observamos a erupção dos incisivos inferiores. 
Os incisivos centrais decídus superiores irrompem poucos meses depois dos inferiores.

Os incisivos laterais decíduos emergem na cavidade bucal por volta de 1 ano de idade, e os inferiores geralmente precedem os superiores.

Os primeiros molares dec[iduos irrompem por volta dos 16 meses de vida ( 1 ano e 4 meses), criando um contato oclusal entre os dois arcos (maxila e mandibula).

Os caninos superiores e inferiores erupcionam por volta dos 20 meses de idade (1 ano e meio). Sim, os caninos nascem depois dos primeiros molares.

Por fim, os segundos molares decíduos surgem no período entre 24 e 30 meses ( 2 anos -2 anos e meio), quando se completa a dentição decídua.
A erupção dos 4 molares decíduos que ocorre entre o 12° e o 14° mês determina o primeiro ganho em altura entre os arcos dentários.

A dentição decídua permanece relativamente estável até ser influenciada pela erupção dos dentes permanentes. Essa mudança ocorre por volta dos 6 anos.



Porém nem sempre a dentição vem na cronologia correta. O meu primeiro filho começou a ter dentes com 3 meses de vida e o meu segundo filho  teve o seu canino e primeiro molar nascendo na mesma época. O importante é consultar um odontopediatra para ver se está tudo dentro da normalidade.

DICAS: 

1- dentes de leite que nascem antes caem antes
2- dentes de leite que demoram para erupcionar, vão demorar para serem trocados pelos permanentes.
3- durante a erupção dentária a imunidade da criança fica baixa podendo dar coriza, diarréia e uma febre baixa que logo passa.
4- A criança também perde o apetite e tem vontade apenas de ingerir líquidos.





Um comentário:

  1. boa tarde estou preocupada minha neta faz um ano amanha e ainda nao nasceu dentes. o que isso pode ser

    ResponderExcluir