segunda-feira, 19 de maio de 2014


Pré Natal Odontológico deve ser sempre realizado, seja para prevenção como para tratamento.Existem algumas queixas odontológicas comuns durante a gestação como :

- alterações de apetite : é preciso ter uma orientação de uma dieta balanceada.

-gengivite : acompanhada por periodontite, pode ser um fator de risco para o trabalho de parto prematuro e pré eclampsia. Asaúde bucal na gestante afeta diretamente e positivamente no recém nascido.

-Refluxo gastroesofágico: importante a gestante se alimentar em intervalos menores e em pouca quantidade. Sentar-se ou deitar-se logo após as refeições pode agravar o quadro.

- Náuseas e vômitos: é importante se alimentar bem a noite e ter uma alimentação equilibrada para evitar os famosos enjoos.



A maioria dos procedimentos odontológicos podem ser realizados na gestante desde que haja motivos. As doenças precisam ser tratadas e a prevenção sempre deve ser realizada. Gengiva saudável e uma boa higiene favorecem positivamente o desenvolvimento do bebê.




A doença periodontal é uma das doenças mais prevalentes durante a gestação e ela é caracterizada por inflamação e sangramento gengival. A Periodontite está altamente relacionada com o parto prematuro, recém nascido de baixo peso e a pré eclampsia.



Por isso mamães, todas as gestantes devem dar uma atenção especial para a saúde bucal, com cuidados de higiene, pesquisando sangramento gengival, dor e mobilidade dentária. A avaliação odontológica periódica promove uma saúde bucal não só para a mamãe , mas para o bebê também. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário