Sabemos hoje sobre a importância da pasta de dente com flúor desde cedo na infância. O flúor bem usado protege contra a doença cárie e diminui o risco da fluorose (mancha branca nos dentes). Para que isso aconteça , é importante colocar pouca quantidade de pasta e ir ao odontopediatra para ter maiores orientações.
No meu consultório oriento o uso da pasta fluoretada da seguinte forma:
1- criança com 8 dentes de leite na boca: escovação no mínimo 3 x ao dia ,sendo 1 x ao dia o uso da pasta com flúor, nas demais vezes use pasta sem flúor.
2- crianças com dentição completa de leite ( mais ou menos 2,5-3 anos) e que nao sabem cuspir : 2 x ao dia usar a pasta com flúor e 1 x pasta sem flúor.
3- acima de 3,5 -4 anos a criança já sabe cuspir e pode usar a pasta com flúor em todas as escovações.
É importante lembrar que a pouca quantidade de pasta na escova é fundamental para evitar a fluorose
No mercado existem algumas pastas de dente com a quantidade de flúor ideal para a proteção da cárie: alguns exemplos são a Tandy e a colgate da barbie ou do homem aranha que possuem 1.100 ppm de flúor. Portanto, sinal verde para essas pastas
As pastas de adulto com mais de 1,500ppm de flúor não são indicadas para crianças ( sinal amarelo para elas)
e as pastas sem flúor não protegem contra a cárie, elas apenas condicionam a criança a aprender a escovar. São boas no inicio dessa atividade e para alternar com as pastas fluoretadas.
Boa semana e vamos caprichar na escovação!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário