Alguns chicletes e pastas de dentes são grandes auxiliares no combate da doença cárie por terem em sua composição um adoçante chamado XILITOL.
A diminuição do consumo de açúcar e a utilização de outros meios práticos de higiene no combate aos efeitos prejudiciais, são as tentativas prioritárias no controle da incidência de cáries. Uma maneira de levar estas prioridades é a substituição do consumo de açúcar por outros que utilizem adoçantes seguros, ou seja, que não afetem a saúde dental. O XILITOL é particularmente recomendado para esta finalidade visto que , além de não ser fermentável, oferece benefícios à saúde dos dentes.
O xilitol é um adoçante com gosto semelhante ao açucar convencional com apenas 1/3 de calorias. Pode ser usado no dia a dia e seu uso é indicado para prevenção e recuperação de lesões de cáries. A ação anti -cáries funciona quando ele é usado de 3 a 5 vezes ao dia, preferencialmente após as refeições.
Ele é um adoçante natural, encontrado em plantas, frutas como uva e morango e em vegetais como alface, cebola e cenoura. É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). É produzido industrialmente a partir de fontes celulósicas como casca de árvores entre outros, obtendo-se como resultado um produto idêntico ao açúcar, porém, como é metabolizado independentemente da insulina, pode ser consumido sem restrições por diabéticos. Está disponível há mais de 20 anos no mercado da Europa e Escandinávia onde é empregado em uma variedade de produtos como alimentos, cosméticos e fármacos.
O XILITOL é o único entre os demais adoçantes substitutos do açucar que realmente inibe sozinho o crescimento de Streptococcus mutans (bactéria que causa a doença cárie). Além disso, o seu uso contínuo resultará em uma microflora oral menos agressiva.
Estudos mostram que existem muitos produtos com xilitol em diversas formas como: confeitos, chicletes, pastas de dente etc...
O XILITOL estimula a remineralização do esmalte dentário (manchas iniciais de cárie), estimula a produção de saliva por ter um sabor agradável, reduz a quantidade de placa bacteriana, tem ação semelhante ao flúor ajudando na higiene bucal diária.
Mais vantagens:
- baseado em evidências clínicas, é recomendável o uso do xilitol em pacientes de todas as idades
- o emprego do xilitol como substituto do açúcar, faz com que o sabor seja idêntico ao produto com açúcar, com a vantagem de conter 40% menos calorias
- é absolutamente adequado para consumo por pessoas diabéticas já que seu metabolismo é independente da insulina.
- o xilitol é muito benéfico para os indivíduos mais susceptíveis à formação de cáries.
- recomendado para crianças com dieta rica em açucar, pacientes com baixa produção de saliva, pessoas que desejam parar de fumar e que se vêm tentadas a consumir doces/balas e para quem está preocupado com o controle do peso
- se consumido mais que 25g/dia pode ter um efeito laxativo leve.
IMPORTANTE:
Existem benefícios sim em mascar chicletes sem açucar, porém eles podem quebrar restaurações e se consumido em muita quantidade pode ter um efeito adverso como diarréia e inchaços. Conclusão, o xilitol é seguro consumir com moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário