O que é o medo?
Medo é uma reação emocional normal a um ou mais estímulos ameaçadores específicos da situação odontológica.Porém esse sentimento de medo se confunde com ansiedade e ansiedade nada mais é do que um estado de apreensão que algo terrível vai acontecer em relação ao tratamento odontológico.
Nem todas as crianças que têm problemas de comportamento no consultório odontológico apresentam medo. O "problema de comportamento" é o que o dentista observa, o medo é o que a criança sente. Igualmente, nem todas as crianças com medo odontológico manifestarão problemas de comportamento na cadeira do dentista. Ou seja, a criança com medo pode chorar, tentar impedir ou fugir do atendimento, ou pode cooperar sem manifestar qualquer reação externa.
A prevalência do medo também ocorre em diferentes idades. O medo aumenta significantemente dos 3 aos 6 anos de idade, provavelmente pela falta de maturidade cognitiva da criança em relação a situações potencialmente ameaçadoras. Esse medo vai reduzindo conforme a criança vai ficando mais velha.
O medo odontológico pode se desenvolver de 3 formas:
- CONDICIONAMENTO DIRETO - quando a criança vivencia uma experiência ruim
- CONDICIONAMENTO VICARIANTE - quando a criança observa algúem ou ouve algum relato aversivo
- AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO/INSTRUÇÃO - por meio de informações negativas que chegam através da mídia, familiares.
Como abordar o medo odontológico em Odontopediatria?
- estimular o acompanhamento periódico em consultas odontológicas educativas/preventivas precocemente
-identificar e conduzir pensamentos negativos da criança, através de explicações antecipadas (pegue-mostre-faça)
- fortalecer o vínculo com a família. A família tem um papel importante para melhoria do comportamento da criança
-condicionamento: buca reverter uma reação emocional negativa provocada durante o atendimento odontológico por meio de técnicas de reforço repetitivo positivo.
O medo odontológico acomete crianças e adultos e sua etiologia é multifatorial. O dentista tem um papel importante em prevenir o medo odontológico por meio de ações que visem o estabelecimento do vínculo com a criança e sua família, substituindo o sentimento de AMEAÇA pelo o sentimento da CONFIANÇA.
ENFRENTE O MEDO E PROCURE SEMPRE UM DENTISTA!!!!
A prevalência do medo também ocorre em diferentes idades. O medo aumenta significantemente dos 3 aos 6 anos de idade, provavelmente pela falta de maturidade cognitiva da criança em relação a situações potencialmente ameaçadoras. Esse medo vai reduzindo conforme a criança vai ficando mais velha.
O medo odontológico pode se desenvolver de 3 formas:
- CONDICIONAMENTO DIRETO - quando a criança vivencia uma experiência ruim
- CONDICIONAMENTO VICARIANTE - quando a criança observa algúem ou ouve algum relato aversivo
- AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO/INSTRUÇÃO - por meio de informações negativas que chegam através da mídia, familiares.
Como abordar o medo odontológico em Odontopediatria?
- estimular o acompanhamento periódico em consultas odontológicas educativas/preventivas precocemente
-identificar e conduzir pensamentos negativos da criança, através de explicações antecipadas (pegue-mostre-faça)
- fortalecer o vínculo com a família. A família tem um papel importante para melhoria do comportamento da criança
-condicionamento: buca reverter uma reação emocional negativa provocada durante o atendimento odontológico por meio de técnicas de reforço repetitivo positivo.
O medo odontológico acomete crianças e adultos e sua etiologia é multifatorial. O dentista tem um papel importante em prevenir o medo odontológico por meio de ações que visem o estabelecimento do vínculo com a criança e sua família, substituindo o sentimento de AMEAÇA pelo o sentimento da CONFIANÇA.
ENFRENTE O MEDO E PROCURE SEMPRE UM DENTISTA!!!!
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