terça-feira, 11 de novembro de 2014

VERDADES E MENTIRAS ODONTOLÓGICAS

Ouvimos tantas coisas em tantos lugares que fica díficil saber o que é mito e o que é verdade. Reuni algumas frases famosas e vamos ver em que realmente podemos acreditar:


MENTIRAS
-creme dental clareia os dentes
as pastas de dente clareadoras apenas limpam a superfície do dente, o que dá a falsa impressão de dentes mais claros. Deve-se evitar o uso diário, pois estes cremes dentais são mais abrasivos e podem trazer prejuízos à estrutura do esmalte  devido a sua abrasividade.
- Maça substitui a escovação
a maça, cenoura, pera como tantos outros alimentos promovem uma certa limpeza por serem alimentos fibrosos, mas eles não eliminam a escova de dente. Além disso, as frutas contém açúcar. Por isso é muito importante logo após se alimentar escovar os dentes e passar fio dental. 
-Mascar chiclete acaba com o mau hálito
O chiclete ameniza o mau hálito temporariamente. O mau hálito precisa ser investigado e deve ser devidamente tratato, se não o odor desagradável volta logo depois.
- o dente do siso não serve para nada
se o dente so siso ou terceiro molar nascer em perfeita ordem e bem posicionado, ele não representa nenhum risco para a saúde bucal e funciona como qualquer outro dente. O difícil é a escova de dente alcançar o siso e ele acaba sendo um dente mais susceptível a desenvolver cárie. o dente so siso só deve ser extraído se houver algum problema maior ou mau posicionamento.
- escova de dente dura limpa melhor
O que realmente importa não é a escova e sim os movimentos que são feitos com a escova. A escova dura pode causar sensibilidade, retração gengival e riscos ao esmalte do dente. A escova ideal é a de cerdas macias para não causar danos aos dentes.
-antibiótico estraga os dentes
alguns antibióticos infantis contém açucar e se a mãe não escova os dentes após a introdução do medicamento, ele pode ajudar no aumento do risco de cárie na criança. Mas ele não causa a cárie, o que causa é o açúcar que contém no antibiótico e a falta de escovação. o antibiótico tetraciclina pode alterar a coloração dos dentes que estão em formação. Dentes já formados não são alterados por medicamentos.
- bicarbonato deixa o dente branco
O bicarbonato limpa superficialmente o dente, deixando apenas a sensação de dentes mais brancos, porém ele não tem efeito clareador.


VERDADES

 - Palitar os dentes machuca a gengiva.

 Normalmente, quem tem esse costume não sabe manejar direito o palito e acaba ferindo a gengiva. O acessório só deve ser usado em situações de emergência para remover (sem tocar na gengiva) os resíduos de alimento entre os dentes. Mas pessoas sempre acabam cutucando muito, inserem a ponta de madeiras cada vez mais nos vãos e se machucam. A melhor maneira para a higienização ainda é por meio do fio dental.
 - Usar enxaguante bucal diariamente é prejudicial

 Os produtos que têm um teor alcoólico alto podem ser prejudiciais à mucosa da boca, pois acabam desidratando e deixando-a seca. Por isso a melhor alternativa é os sem álcool, mas o correto é consultar um dentista para saber qual é o produto ideal e a qual frequência deve ser usado.
– Chupar limão desgasta o dente.

A acidez do limão pode corroer o esmalte. Quem tem esse costume- e coloca em prática em média de três a quatro vezes ao dia – pode vir a apresentar desgaste com o passar do tempo. Se você é fã somente da limonada, pode ficar tranquila. Ainda que tome o suco diariamente, dificilmente irá estragar o esmalte. Lembrando que após o consumo, é bom esperar um pouquinho para higienizar a boca e evitar a erosão do esmalte dentário
 – Morder caroço faz mal.

O risco maior é o de uma fratura do dente ou de alguma restauração.
 Mastigar a ponta da caneta prejudica a mordida.

Além de desgastar o esmalte dos dentes, o ato repetitivo pode alterar a posição dos mesmos, causando modificações na mordida. Além disso, esse hábito pode trazer sérias complicações aos músculos da mastigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário