quarta-feira, 11 de março de 2015

Inclua a visita ao dentista no seu check up anual!!!!



É muito importante marcar uma consulta para um exame completo odontológico, mesmo que aparentemente não haja nada de errado.Na sua primeira visita, o dentista fará perguntas buscando levantar um pouco do histórico da sua saúde geral. Nas visitas seguintes, não deixe de informá-lo sobre qualquer mudança no seu estado de saúde.Na maior parte das vezes, as visitas ao dentista se resumem a uma revisão do estado de integridade e higiene dos dentes. As consultas de rotina, que incluem a limpeza dos dentes e que, de preferência, devem ser feitas a cada seis meses, ajudam a manter seus dentes mais limpos e a durarem mais e ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor.

Em um exame odontológico de rotina, além do foco nos dentes e gengivas, o dentista faz uma avaliação mais abrangente em mucosas, língua, céu da boca, articulações e pescoço. Conhecer a história de doenças pré existentes, tratamentos e medicações utilizadas também têm grande importância para montar o histórico odontológico do paciente.

Vamos conferir os períodos mais críticos em que as pessoas devem procurar um cirurgião dentista:

GESTANTE



Nesse período, a gestante está mais receptiva a absorver novos conhecimentos e modificar atitudes com relação a sua saúde e à do seu filho. É importante reforçar para a gestante a importância da higiene bucal e a fazer o pré natal odontológico. Muitas gestantes acham que não precisam ir ao dentista nesse período, mas é nessa fase que ela terá as orientações mais adequadas de como proceder com o bebê que está para chegar. 

BEBÊS (6 MESES A 1 ANO DE IDADE)


Esta fase os pais e/ou responsáveis devem ser orientados quanto à necessidade de se iniciar a higiene bucal após a erupção do primeiro dente. Eles também são orientados quanto as pastas de dente, chupeta, copo de transição, mamadeiras, mordedores, etc...

CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS DE IDADE



Hábitos alimentares adquiridos nesta idade se mantém até a vida adulta. Por volta dos 12 meses de idade ocorre a recusa de certos alimentos devido a diminuição do ritmo de crescimento e necessidades nutricionais. O apetite se torna irregular nessa fase por isso é importante não forçar a alimentação. O odontopediatra também orienta sobre os hábitos alimentares que podem afetar diretamente o desenvolvimento dentário.

CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS DE IDADE


Período caracterizado pela maior atividade física, ritmo de crescimento constante com ganho de peso. Fase de troca de dentição decídua pela permanente, onde a prevenção através da higiene bucal, aplicações de flúor são muito importantes para não desenvolver a doença cárie.

ADOLESCENTES



Segundo a OMS o período da adolescencia se inicia aos 10 anos e prolonga-se até os 20 anos de idade.  Fase de busca constante pela autonomia, identidade, grande influência dos amigos, modificando seus hábitos e preferências. Fase em que muitos usam aparelho ortodôntico e que a higiene bucal precisa ser acompanhada mais de perto. 

ADULTOS




Incluir as visitas de check up 2 vezes ao ano ajuda a prevenir perda óssea, problemas periodontais, entre outras doenças.

 Só conversando com seu dentista que você terá certeza que está tudo bem e assim, além de prevenir vários problemas, melhora consideravelmente sua qualidade de vida. 

Lembre de já marcar o seu check up odontológico!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário