A placa bacteriana ou biofilme é considerado o fator determinante da doença. Outro fator significativo é a suscetibilidade de cada indivíduo. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento e menor o dano causado. Os pacientes de risco devem ser inseridos em um programa preventivo individualizado de controle.
O fator etiológico determinante principal da doença periodontal é a placa bacteriana. A cavidade bucal abriga diversas espécies de micro organismos e cada espécie ocupa diferentes nichos. Se há desequilíbrio entre esses microorganismos, pode ocorrer um prejuízo ao hospedeiro. A composição da placa bacteriana ou biofilme varia para um mesmo indivíduo conforme sua localização ( superfície lisa ou fóssulas e fissuras, supra ou subgengival e nas superfícies interproximais (entre os dentes).
Outro fator etiológico determinante para as doenças periodontais é o cálculo dentário. Ele é formado pela mineralização da placa bacteriana. O cálculo em crianças não é tão comum como nos adultos e quando presente nessa faixa etária, geralmente é supragengival.
Os fatores predisponentes são aqueles que favorecem um maior acúmulo de placa como anatomia dentária, forma da arcada, posição dentária, dentes apinhados. Esses fatores tendem a acumular mais placa do que dentes bem posicionados.
O controle da higiene bucal precisa ser especialmente cuidadoso e as visitas preventivas, mais frequentes durante a fase de tratamento ortodôntico, pois os aparelhos removíveis ou fixos podem atuar como um fator predispodente para doenças periodontais.
Outros problemas de ordem sistêmica como diabéticos, respiradores bucais devem ter sua higiene bucal reforçada.
Com a esfoliação do dente decíduo e a consequente erupção do permanente, favorece um maior acúmulo de placa e um tipo de gengivite fisiológica chamada gengivite eruptiva. Nesta fase a placa deve ser controlada para tratar essa gengivite ou diminuir seus efeitos inflamatórios.
O controle de placa profissional e a motivação da escovação em casa realizada pela criança e seus responsáveis devem ser intensificados nessa fase.
Fiquem atentos as manchas e formação de tártaro, as vezes 6 meses de intervalo entre uma consulta e outra é muito tempo e o ideal é fazer uma limpeza profissional antes desse tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário