quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Por que os dentes de leite são importantes?

A Importância dos Dentes de Leite



Muitos pais acabam não dando muito valor para os dentes de leite por pensarem que um dia eles irão cair e novos dentes definitivos irão nascer no lugar. Porém os dentes decíduos são tão importantes quanto os dentes permanentes, pois apresentam papéis fundamentais para o desenvolvimento da criança:

1-    Mastigação
Ao iniciar a formação dos dentes de leite, o bebê começa o aprendizado da mastigação. Esta é uma função muito importante, pois através da mastigação correta é possível desenvolver toda a musculatura e posição dentária corretamente.




2-    Fala

A fala é composta por vários sons que necessitam do uso de estruturas como o aparelho respiratório, a laringe e as cordas vocais para a sua realização. O articulador da fala seria a própria boca. O movimento do lábio, língua tocando nos dentes e o palato é que proporcionará uma variedade de sons. Para isso, a criança precisa ter essas estruturas íntegras para falar adequadamente sem prejudicar sua aprendizagem.







3-    Estética
O senso estético das crianças está cada vez mais forte. Muitas vezes quando a criança perde um dente de leite antes do tempo correto fica envergonhada na frente dos amiguinhos ou pode sofrer bullying. Uma perda precoce do dente de leite faz com que a criança acabe sorrindo menos.





4-    Mantenedores de espaço
Os dentes de leite são mantenedores de espaço para os dentes permanentes. Eles irão guiar a erupção dos dentes sucessores. A perda precoce de um dente de leite pode ser muito prejudicial e impedir que um dente permanente erupcione, pois os dentes vizinhos podem migrar e fechar o espaço.







Alguém ainda acha que o dente de leite não é importante? Vamos cuidar bem dos dentinhos de leite das nossas crianças, realizando uma boa higiene bucal e tomando todas as medidas preventivas para se evitar quedas e acidentes. O cuidado de agora irá refletir na saúde bucal dos nossos filhos no futuro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário